Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ditador da Síria ganhou força, afirma relator da ONU

Brasileiro confirma que Assad recuperou terreno

ISABEL FLECK DE SÃO PAULO

A Comissão Internacional Independente de Inquérito da ONU sobre a Síria identifica uma situação "totalmente nova e inesperada" no país com a retomada, pelo regime, de locais estratégicos que estavam em poder ou ameaçados pelos rebeldes.

"Está aparecendo uma nova relação de força. O governo conseguiu retomar o controle de vários lugares onde ele foi ameaçado", afirmou o presidente da Comissão, o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, à Folha. O diagnóstico, que será apresentado por ele na próxima segunda-feira à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, já é bem distinto do que ele apontou em reunião no Conselho de Segurança, no fim de junho.

Para Pinheiro, "várias oportunidades foram perdidas" de uma saída política e diplomática para a guerra enquanto o regime de Bashar Assad estava em posição mais acuada.

Agora, segundo investigação da comissão, a capital está "bastante protegida", e há avanços do governo em Homs e em Aleppo.

"Aparentemente, o governo abandonou os combates em áreas em que não vê maior significado e optou por conquistar locais de fornecimento das suas tropas e estradas de comunicação", diz.

"O governo [agora] tem a sensação de que está prevalecendo", afirma Pinheiro, destacando que a reconquista de terreno também dá mais confiança para o Exército sírio.

Para ele, é evidente o esgotamento físico das tropas após mais de dois anos de combates, mas a permanência de cerca de 100 mil homens em combate demonstra a "lealdade" da tropa que permanece.

Outra mudança observada, segundo Pinheiro, foi uma intensificação dos sequestros pelo governo. "Aumentaram os casos de pessoas que são presas e depois não se sabe mais sobre o paradeiro delas."

Ontem, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que mais de 100 mil pessoas morreram no país desde o início dos confrontos, em março de 2011.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página