Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Imprensa

Jornal turco demite ombudsman após publicação de artigo crítico no 'NYT'

DE SÃO PAULO - O jornalista turco Yavuz Baydar foi demitido pelo jornal "Sabah", do qual era ombudsman, após publicar um artigo no "New York Times" criticando o papel da mídia durante os protestos no país nos dois últimos meses.

No texto, Baydar diz que as manifestações --que tiveram seu estopim no projeto de construção de um centro comercial num parque de Istambul-- expuseram "o papel vergonhoso dos conglomerados de mídia turcos ao subverterem a liberdade de imprensa".

Os protestos no país logo se tornaram um movimento contra o premiê, Recep Tayyip Erdogan. O jornalista cita canais que optaram por transmitir documentários sobre pinguins e discussões sobre esquizofrenia em meio à convulsão no país.

"Alianças sujas entre governos e empresas de mídia e seus apertos de mão a portas fechadas prejudicam o papel dos jornalistas como observadores públicos e os impedem de fiscalizar conluios e abusos de poder", disse o jornalista no artigo publicado em 19 de julho.

Segundo ele, a falta de independência da mídia também atinge países como o Brasil, a Argentina e a Venezuela.

Nesta semana, o editor de Opinião do NYT, Andrew Rosenthal, lamentou a decisão do "Sabah" --que é cliente dos serviços de notícias do NYT e está entre os cinco diários turcos de maior tiragem.

"O governo turco reagiu terrivelmente aos recentes protestos em Istambul. Agora o Sabah' é culpado pelo mesmo", disse.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página