Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cuba

Transferência de poder aos mais jovens já começou, declara Raúl

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - No aniversário de 60 anos do episódio que foi o embrião da Revolução Cubana, o ditador da ilha, Raúl Castro, 82, afirmou ontem que a passagem do poder às novas gerações já começou "com tranquilidade" e " serena confiança".

Raúl discursou em Santiago de Cuba. Foi na cidade, em 26 de julho de 1953, que ele, acompanhado um grupo de jovens liderados por seu irmão Fidel, atacou o Quartel de Moncada. O assalto, que fracassou, é considerado o marco inicial do movimento que derrubaria a ditadura Fulgencio Batista em 1959.

O irmão de Fidel, que tenta retirar a ilha da crise com reformas econômicas sem que percam o controle político, mencionou que hoje mais de 70% da população nasceu depois da chegada dos comunistas ao poder.

Raúl disse que está em curso "o processo de transferência paulatina e ordenada às novas gerações" da "direção na nação". Desde fevereiro, Miguel Diaz-Canel, 53, é o primeiro vice-presidente, o primeiro na linha de sucessão.

Da cerimônia participaram os presidentes Nicolás Maduro (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e José Mujica (Uruguai), entre outros.

Fidel Castro, que completa 87 em agosto e tem saúde frágil, não foi ao evento.

Mujica contou ao jornal uruguaio "La Republica" que Fidel está com a "mente fresca", mas se move com dificuldade. Segundo ele, o cubano se dedica a uma "experimentação biológica" para desenvolver novos alimentos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página