Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tunísia

Quatro são presos pela morte de político opositor; país tem greve

DE JERUSALÉM - O Ministério do Interior da Tunísia afirmou ontem ter detido quatro suspeitos pelo homicídio do político Muhammad al-Brahimi, morto por 14 tiros na quinta-feira diante de sua casa, na frente de sua mulher e da filha.

Segundo o ministro Lufti bin Jidu, a arma que matou Brahimi, de um partido não-religioso, é a mesma usada no assassinato de Chokri Belaid, há seis meses. Além dos quatro presos, há outros dez suspeitos de cometer os crimes.

O principal deles é o salafista Abu Bakir Hakim, membro linha-dura do grupo islamita Ansar al-Sharia.

A polícia disparou gás lacrimogêneo contra os milhares de manifestantes que, desde quinta, protestam em Túnis e na cidade de Sidi Bouzid, berço da Primavera Árabe e local de nascimento de Brahimi.

Ontem houve greve geral. A companhia aérea nacional Tunisair cancelou todos os voos.

Brahmi tinha posição crítica contra o governo, dominado por islamitas. Ele havia renunciado ao cargo de secretário-geral do Movimento Popular, partido de esquerda, em 7 de julho, afirmando que a organização havia sido "infiltrada" por islamitas.

A desconfiança pública fez com que o partido islamita Al-Nahda fosse a público negar as acusações de envolvimento no crime, antes do anúncio da prisão dos suspeitos. A comunidade internacional reagiu com críticas ao anúncio da morte.

Com a deposição de Mohammed Mursi no Egito, há receio de que a Tunísia seja contaminada também por manifestações anti-islamitas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página