Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

NSA não pegou mensagem da Al Qaeda, diz agência

DE JERUSALÉM

As pistas que levaram à interceptação de conversas entre líderes da Al Qaeda e, por conseguinte, ao fechamento de embaixadas americanas não passaram pelo polêmico programa da NSA (Agência de Segurança Nacional) que reúne dados de telefonemas e acesso à rede.

A informação é da agência Associated Press.

Com o surgimento da notícia a respeito da ameaça terrorista no Iêmen, surgiram também suspeitas de que as informações tivessem sido vazadas para justificar a existência dos programas de monitoramento como aqueles executados pela NSA.

De acordo com fontes ligadas à Inteligência dos EUA e ouvidas pela AP, a decisão de interromper os serviços das representações diplomáticas foi tomada a partir de uma série de informações recolhidas pelo governo, e não só dados da rede terrorista.

A mensagem interceptada pelos EUA havia sido transmitida entre Nasir al-Wuhayshi, líder do braço da Al Qaeda na Península Arábica, e Ayman al-Zawahiri, chefe da matriz. Eles discutiam um ataque terrorista a ser realizado em breve, possivelmente domingo passado.

O alerta lançado pelos EUA foi lido por críticos da NSA como estratégia para defender sua atuação no momento em que o mundo e o Congresso dos EUA discutem as revelações do ex-agente Edward Snowden. Entre elas, está a existência de amplo programa de monitoramento de atividades de usuários na internet. O delator conseguiu asilo temporário da Rússia por um ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página