Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Mestre da retórica, Obama vai se expor a comparação com o maior líder negro

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA ESPECIAL PARA A FOLHA

O presidente dos EUA, Barack Obama, parece não temer desafios no campo da retórica. No período de dois meses, aceitou expor-se a comparações com dois dos maiores oradores do século 20.

Em 19 de junho, falou em frente do portão de Brandemburgo, em Berlim, onde 50 anos antes John Kennedy havia feito o célebre e clássico discurso "Ich bin ein Berliner" (Eu sou um berlinense).

Nesta quarta, ele estará nos degraus do Memorial de Lincoln, em Washington, onde meio século antes Martin Luther King proferiu o "I have a dream" (Eu tenho um sonho), talvez a mais importante peça retórica do século passado, comparável apenas ao "Blood, toil, sweat and tears" (Sangue, trabalho, suor e lágrimas) de Winston Churchill, de 1940.

Para Obama, o primeiro presidente afrodescendente dos EUA, o desafio de se deixar contrastar com o talento de King, o mais importante líder negro da história do país, é particularmente difícil.

A chance de seu pronunciamento vir a ser considerado melhor ou até mesmo do mesmo nível de "I have a dream" é mínima, embora Obama seja excelente orador.

Mas, enquanto o presidente teve seu treinamento retórico como aluno e professor de direito, King veio das igrejas protestantes e dos movimentos sociais, muito mais capaz de arrebatar.

E enquanto Obama é considerado uma frustração por muitos negros e defensores dos direitos civis (já que, após quase cinco anos, muito pouco melhorou no terreno da igualdade racial e do respeito aos direitos civis em comparação com a situação anterior), King personificou a esperança por dias melhores.

King alcançou a perfeição em 28 de agosto de 1963. A linguagem corporal, as entonações da voz, a cadência das palavras, o ritmo das frases, a linguagem evocativa, a repetição dos temas essenciais, as referências culturais, históricas e religiosas, a ligação emocional com a audiência, a força das metáforas, a mistura de poesia com sermão, a simplicidade da estrutura e o extraordinário fecho, que combinava determinação, confiança e certeza moral, tudo formou um conjunto tão magistral que dificilmente terá concorrência no futuro.

Obama é inteligente demais para evitar competir com King. Será interessante ver como este mestre da retórica do século 21, talvez o melhor até agora, vai lidar com essa contenda.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página