Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Apagão afeta capital e metade da Venezuela, e governo culpa oposição

Falha atingiu 14 dos 23 Estados e começou ao meio-dia; serviço foi restabelecido horas depois

Para presidente, "tudo indica" que opositores empreendem "golpe"; problema foi detectado em linha de transmissão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um apagão atingiu ontem por algumas horas 14 dos 23 Estados da Venezuela, afetando também parte da capital Caracas, em geral poupada dos cortes de luz programados ou não pelo governo, que enfrenta crise energética desde 2009.

A falha no fornecimento, que começou pouco depois do meio-dia (13h30 em Brasília), causou a interrupção temporária no serviço do metrô de Caracas e complicou mais o trânsito na cidade e em outras metrópoles.

O Ministério da Energia Elétrica disse que o apagão foi causado por falhas nas linhas de transmissão. A pasta abriu uma investigação.

Já o presidente do país, Nicolás Maduro, disse que "tudo parecia indicar" que os opositores a seu governo eram os causadores da falha no serviço elétrico.

"A essa hora tudo parece indicar que a extrema direita retomou seu plano de golpe elétrico' contra o país. Alerta e Ativos: os venceremos", escreveu Maduro no Twitter.

O apagão não afetou refinarias nem a indústria petroleira, coração da economia venezuelana, já que a estrutura tem geradores próprios.

No fim da tarde, o serviço começou a ser estabelecido na maior parte do país.

Em março, o então recém-eleito Maduro decretou "estado de emergência elétrica" por 90 dias no sistema elétrico e convocou as Forças Armadas para garantir a segurança das instalações.

INVESTIMENTOS

O país já tinha declarado emergência semelhante em 2010, no auge da crise energética, mas os apagões fora da capital continuaram.

Enquanto o governo atribui os problemas a questões climáticas, ao excesso de consumo e à "sabotagem", críticos atribuem os blecautes à falta de investimentos e à ineficiência do setor após a nacionalização promovida pelo presidente Hugo Chávez, morto em 5 de março.

Os cortes constantes de luz, especialmente em cidades menores, são tema das eleições municipais, que ocorrem em dezembro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página