Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cameron cobra de Dilma posição sobre a Síria

DO ENVIADO A SÃO PETERSBURGO

O premiê britânico David Cameron cobrou do Brasil, e da África do Sul, apoio a algum tipo de ação na Síria ao dizer que não basta culpar a Rússia e a China por bloquearem proposições no Conselho de Segurança.

"Obama está certo em defender a lei internacional e o princípio da responsabilidade em proteger, e é importante argumentar com a África do Sul, o Brasil e outros" antes de apontar o dedo para russos e chineses, disse Cameron.

Responsabilidade em proteger é um princípio aprovado pela ONU em 2005 no qual a comunidade internacional se diz habilitada a interferir num país se seu governo não quiser ou não puder proteger os cidadãos.

A afirmação do premiê foi feita no longo debate sobre a Síria que ocupou todo o jantar de inauguração da cúpula do G20, iniciado na quinta-feira e terminado depois de 2h de ontem.

Dilma disse que o Brasil repudia o uso de armas químicas, que considera "crime hediondo". Mas ela não explicitou qual dos dois lados da guerra civil síria praticou esse crime.

Dilma definiu a posição brasileira em três pontos:

1 - Só a ONU tem mandato para definir uma intervenção militar.

2 - O Brasil apoia as investigações encarregadas pela secretaria-geral das Nações Unidas [sobre o uso de armas químicas].

3 - "O importante é buscar uma solução política para o conflito", para o que, segundo a presidente, o ideal seria convocar a chamada Genebra 2, uma conferência que deveria ser "um mecanismo de construção da paz na região". (CR)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página