Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Ex-guarda-costas de Hitler morre em Berlim aos 96 anos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Rochus Misch, ex-guarda-costas do ditador alemão Adolf Hitler (1889-1945), morreu ontem em Berlim, aos 96 anos. Misch era a última pessoa viva a ter visto os corpos de Hitler e de sua mulher, Eva Braun, após o suicídio dos dois num bunker da capital alemã, em 30 de abril de 1945.

O ex-guarda-costas sofria com as complicações de um acidente vascular cerebral, segundo Michael Stehle, detentor dos direitos de um livro publicado em 2007, no qual Misch descreveu seus anos ao lado de Hitler. A obra deverá ser publicada em inglês nas próximas semanas.

Pintor de parede, Rochus Misch se juntou muito jovem à SS, organização paramilitar ligada ao partido de Hitler. Ele foi funcionário do "Führer" até 2 de maio de 1945, três dias após a data do suicídio.

"Hitler, sentado em uma poltrona, estava caído em sua mesa e Eva Braun estava deitada ao seu lado. Eu os vi com os meus próprios olhos", declarou o ex-guarda-costas à agência de notícias AFP, numa entrevista em 2005.

Aprisionado pelos soviéticos, Misch passou oito anos em campos no Cazaquistão e na Sibéria antes de retornar a Berlim, em 1953, e retomar seu trabalho como pintor. No setor oeste da capital alemã, o ex-guarda-costas trabalhou em uma loja de tintas até a sua aposentadoria.

Misch nunca se afastou verdadeiramente do nazismo e continuava a descrever Hitler, de quem esteve a serviço a partir de 1940, como alguém "amável" e "gentil".

No entanto, o ex-guarda-costas do ditador reconheceu e condenou as mortes em campos de concentração.

"Agora estou bem informado", disse em entrevista em 2009. "Está claro que aconteceram coisas horríveis. Não há desculpa possível, houve campos de concentração. Isso não é possível negar."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página