Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desmantelar arsenal é quase impossível

PHIL STEWART DO "NEW YORK TIMES"

Qualquer acordo com a Síria para a entrega de armas químicas será difícil de aplicar, afirmam especialistas e funcionários do governo dos EUA.

O país nunca assinou tratados internacionais que proíbam a armazenagem de armas químicas, e acredita-se que o regime tenha grandes estoques espalhados por dezenas de lugares e em constante movimentação, para não serem descobertos.

Também não há como garantir a segurança de inspetores. "Há uma guerra civil brutal em curso, na qual o regime sírio está massacrando seu próprio povo. Será que alguém acredita que a matança vai parar de repente para permitir que os inspetores identifiquem, neutralizem e destruam todas as armas químicas?", questionou um funcionário do governo dos EUA, que pediu anonimato.

Os EUA observam a movimentação das armas químicas pela Síria desde o ano passado. Funcionários do governo norte-americano admitem, em foro privado, que isso complica a identificação dos depósitos de armas.

"Enquanto Assad controlar os estoques químicos, ele os transferirá de tempos em tempos", disse um segundo funcionário norte-americano.

Especialistas dizem que demoraria meses para localizar e neutralizar essas armas químicas e anos para destrui-las --além disso, sempre existe a possibilidade de que restem algumas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página