Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Primárias em Nova York definem candidatos

Ex-chefe dos transportes vence disputa republicana; eleição para prefeito é em novembro

JOANA CUNHA DE NOVA YORK

Os partidos Democrata e Republicano realizaram ontem, em Nova York, as eleições primárias para a escolha dos candidatos à sucessão de Michael Bloomberg, que encerra os 12 anos de seus três mandatos como prefeito no dia 31 de dezembro.

Mas o pleito foi dificultado pelas antigas máquinas de votação, que apresentaram problemas desde a abertura das sessões, às 6h da manhã, obrigando os eleitores a usar cédulas de papel. Ainda não há previsão de quando sairão os resultados.

Apesar de ser uma cidade de eleitorado pesadamente democrata, Nova York não tem um prefeito democrata há mais de 20 anos. As eleições deste ano, entretanto, devem levar o partido de volta à prefeitura.

Os pré-candidatos favoritos estão no lado democrata, liderado pelo defensor público Bill de Blasio, que tem entre as principais propostas a elevação do imposto dos ricos para investir na pré-escola.

Blasio chegou à liderança entre os democratas na reta final, amparado pela imagem de sua família multirracial e pelo carisma de seu filho de 16 anos, Dante, que caiu na simpatia dos nova-iorquinos depois de protagonizar uma propaganda para a campanha do pai. A mulher negra e a filha o acompanharam.

Pesquisas feitas na saída da votação e divulgadas ontem à noite davam a Blasio larga vantagem sobre os outros pré-candidatos democratas. Não estava claro, porém, se ele obteria os 40% dos votos necessários para evitar a realização de segundo turno no dia 1° de outubro.

Único negro na corrida, o ex-controlador de contas Bill Thompson disputa o segundo lugar com Christine Quinn, presidente da Câmara de Vereadores, que ocupou a liderança nas pesquisas de opinião durante grande parte da corrida. No entanto, a proximidade de Quinn com Bloomberg, vista anteriormente como um ativo, a prejudicou.

O posicionamento de Thompson diante da atual estratégia de revistas policiais da cidade --considerada discriminatória por ter negros e latinos como alvos principais-- é considerada vacilante por ativistas liberais e opositores.

Os três já se dispuseram a oferecer apoio aos sindicatos, pressionando indústrias que praticam baixos salários, em uma atitude diferente do distanciamento adotado por Bloomberg.

Na primárias republicanas, a vitória do ex-chefe da Autoridade Metropolitana de Transporte Joseph Lhota sobre o empresário John Catsimatidis foi confirmada ontem à noite. As eleições gerais ocorrem no dia 5 de novembro, com urnas eletrônicas novas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página