Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vice de Kerry admite dificuldades com Brasil

Número 2 do Departamento de Estado dos EUA, William Burns reconhece que espionagem afetou relação com país

Declaração foi dada na posse de embaixadora no Brasil; ele diz que espera visita de Dilma ao país em outubro

PATRÍCIA CAMPOS MELLO DE SÃO PAULO JOANA CUNHA DE NOVA YORK

O número dois do Departamento de Estado americano, William Burns, admitiu ontem que a relação entre Brasil e Estados Unidos passa por dificuldades por causa das "revelações sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA)", mas afirmou que espera a visita oficial da presidente Dilma Rousseff a Washington, programada para outubro.

Burns, que é vice do secretário de Estado, John Kerry, falou durante a cerimônia fechada de posse da nova embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde. Ayalde chega no Brasil no domingo.

Segundo a Folha apurou, Burns enfatizou a importância das relações bilaterais, mas reconheceu as dificuldades causadas pelo escândalo de espionagem da agência americana sobre a presidente Dilma, referindo-se explicitamente às "revelações sobre a NSA". Ele tratou a visita da presidente, que está em dúvida, como fato.

O embaixador do Brasil em Washington, Mauro Vieira, não esteve presente à cerimônia de posse, no Departamento de Estado. Ele foi representado pelo ministro-conselheiro Ernesto Araújo.

Segundo dados passados pelo ex-analista da NSA Edward Snowden ao jornalista americano Glenn Greenwald, os EUA tiveram acesso a conversas e mensagens trocadas por Dilma com seus assessores mais próximo.

Em reunião às margens da cúpula do G20, em São Petersburgo, o presidente Barack Obama se comprometeu, segundo Dilma, a transmitir explicações formais sobre a espionagem até anteontem.

Para obter essas informações, o chanceler Luiz Alberto Figueiredo está nos EUA.

Anteontem, ele se reuniu com a conselheira de segurança nacional de Obama, Susan Rice, em Washington.

Em nota, a Casa Branca afirmou que o presidente americano "entende as preocupações levantadas pelo Brasil a respeito de certas atividades de inteligência supostamente realizadas pelos EUA". E prometeu uma "ampla revisão" das atividades de inteligência para garantir que são apropriadas.

Ontem, já em Nova York, Figueiredo encontrou-se com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, mas não revelou o teor da conversa.

A missão do Brasil na ONU tampouco revelou detalhes sobre como a questão da vigilância foi abordada, nem explicou que tipo de cobrança o governo fez aos EUA.

Se Figueiredo tratou de vigilância na reunião de ontem com Ban Ki-moon, não foi a primeira vez que ele levou a pauta à ONU.

Em julho, em uma reunião do Conselho de Segurança, o então representante do Brasil no órgão já discursava sobre a necessidade de respeito à privacidade no uso de telefone e internet.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página