Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Gesto com mãos vira marca da campanha

DO ENVIADO A BERLIM

Um gesto repetido dezenas de vezes vira piada. Uma piada repetida dezenas de vezes pode virar arma eleitoral. É o que têm demonstrado os marqueteiros de Angela Merkel.

Eles transformaram uma marca registrada da conservadora, as mãos unidas na altura do abdome, em símbolo de sua candidatura.

O chamado "losango de Merkel" pode ser visto a cada vez que ela fala da tribuna ou na TV. Lembra o coraçãozinho da presidente Dilma Rousseff, só que ao contrário e sem conotação românica.

"Sempre existe essa questão do que fazer com as mãos. Essa foi a solução que eu encontrei", disse a chanceler à revista feminina "Brigitte".

O gesto virou alegria de imitadores e, de tão famoso na Alemanha, permite identificar a chanceler sem que o eleitor veja seu rosto.

Isso foi percebido pelos publicitários, que mandaram erguer um outdoor de 2.400 metros quadrados em Berlim no qual o "losango" aparece ao lado da inscrição "O futuro da Alemanha em boas mãos".

Críticos acusaram a peça de cultuar a personalidade de Merkel, revivendo antigos fantasmas alemães.

Os aliados da chanceler não ligaram. Uma versão inspirada no pôster britânico "Keep Calm and carry on" ("Fique calmo e vá em frente"), pode ser vista em postes. "Fique tranquilo e vote na chanceler", diz, com o famoso "losango" no lugar da coroa de George 6º. (BMF)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página