Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rebeldes chegam a um acordo após dois dias brigando entre si

DE JERUSALÉM

Duas organizações insurgentes declararam ontem um cessar-fogo na Síria após dois dias de confronto na fronteira ao norte do país.

O acordo foi estabelecido entre militantes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil), afiliado à Al Qaeda, e membros da brigada rebelde Tempestade do Norte, aliada aos opositores do Exército Livre da Síria.

Os conflitos acentuam a complexidade da crise síria, com diversos grupos unidos ou desunidos na insurgência contra o regime do ditador Bashar al-Assad. O Isil, por exemplo, é constituído em sua maioria por estrangeiros.

Também fica evidente a crescente participação de organizações extremistas com vínculos com a Al Qaeda, a exemplo da Jabhat al-Nusra.

Nesta semana, militantes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante tomaram uma cidade na fronteira turca, até então em mãos dos rebeldes da Tempestade do Norte.

Azaz havia sido uma das primeiras cidades a ser capturada pelos insurgentes, no ano passado. À época, o Exército Livre da Síria instituiu ali uma administração.

Os grupos militantes ligados à rede terrorista Al Qaeda são frequentemente criticados pelas alas mais moderadas da insurgência.

Com acesso a armamentos e uso irrestrito de forças, os radicais são apontados como uma das razões para o receio da comunidade internacional em apoiar militarmente a insurgência na Síria.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página