Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA dizem ter autorizado voo da Venezuela

Caracas acusou americanos de proibir sobrevoo de Porto Rico por avião de Maduro

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os EUA disseram que concederam autorização para que o avião do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, usasse o espaço aéreo do país no voo de Caracas à China.

Anteontem, o chanceler Elias Jaua acusara os EUA de rejeitar o sobrevoo de Maduro sobre Porto Rico (território americano) fato classificado por ele como "mais uma agressão do imperialismo norte-americano contra a República Bolivariana".

"Todas as permissões de sobrevoo pela Europa e pela Ásia foram concedidas. Só temos problemas para sobrevoar este território", disse.

Segundo Marie Harf, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, a Venezuela não seguiu os passos devidos no pedido de passagem do avião, notificando os EUA com um só dia de antecedência em vez dos três exigidos.

"Além disso, o plano [de voo] em questão não era para uma aeronave de Estado", disse em comunicado.

"Apesar de o pedido não ter sido devidamente apresentado (...), as autoridades norte-americanas fizeram um esforço extraordinário para trabalhar com as autoridades competentes para conceder a autorização de sobrevoo em questão de horas", explicou.

Segundo ela, a decisão foi comunicada à Venezuela na noite de quinta-feira. Maduro embarcou para a China na mesma noite.

ASSEMBLEIA DA ONU

A missão da Venezuela na ONU enviou ontem carta ao secretário-geral, Ban Ki-moon, pedindo intervenção contra suposta negativa dos EUA de conceder visto a membros da delegação que devem participar da Assembleia-Geral do órgão, na próxima semana.

A carta afirma que os Estados Unidos criam deliberadamente barreiras que podem impedir a concessão de vistos à equipe venezuelana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página