Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Investimento em países emergentes deve crescer

Pesquisa foi realizada pelo Banco Mundial

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Apesar da queda da confiança ante a crise global, a maioria das empresas multinacionais planeja aumentar seu investimento nos países em desenvolvimento até 2015, mostra relatório divulgado ontem pelo Banco Mundial.

Uma pesquisa conduzida pela Miga (agência garantidora do investimento multilateral) e pela consultoria Economist Intelligence Unit com 316 executivos sêniores de empresas multinacionais indica que quase 75% deles ampliaram seus planos para países em desenvolvimento nos próximos três anos.

O levantamento "Investimento Mundial e Risco Político 2011", feito de junho a julho deste ano (antes de a crise global se deteriorar), os descreve como "cautelosamente otimistas".

Pouco mais da metade dos entrevistados diz ter revisto seus planos para cima para os próximos 12 meses -embora, na maior parte dos casos, o aumento seja discreto.

Na outra ponta, 10% afirmam que pretendem reduzir investimentos nos países em desenvolvimento em 2012.

Com a crise, o Banco Mundial prevê que neste ano o investimento direto chegue a US$ 1,5 trilhão no mundo -15% mais que em 2010.

Os Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) devem receber US$ 172 bilhões.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.