Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Hollande defende vaga para o Brasil no Conselho de Segurança

Em visita a Brasília, presidente francês apoia reforma da ONU

(FLÁVIA FOREQUE E TAI NALON) DE BRASÍLIA

O presidente da França, François Hollande, defendeu ontem que o Brasil assuma um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O governo anterior, de Nicolas Sarkozy, também havia manifestado esse apoio.

"A França é favorável a uma modificação da governança global. Trabalhamos muito para que as Nações Unidas evoluam. (...) E o Brasil deveria ocupar a vaga que lhe cabe no Conselho de Segurança", disse Hollande no Palácio Itamaraty.

O francês faz nesta semana sua primeira visita de Estado ao Brasil --ele cumpre agenda em São Paulo hoje.

A presidente Dilma Rousseff também adotou tom elogioso ao falar do colega. Afirmou que a França é um "aliado estratégico" do Brasil e citou influências do país no território nacional.

"Quando minha geração insurgiu-se contra a ditadura em meu país, nossa luta em muito se inspirou no ambiente de contestação libertária e possibilidades múltiplas de maio de 68", disse.

Ela também agradeceu o apoio francês às iniciativas brasileiras junto à ONU contra as ofensivas de espionagem patrocinadas sobretudo pelos Estados Unidos.

Projeto de resolução sobre direito à privacidade apresentado por Brasil e Alemanha no início de novembro foi adotado na semana retrasada por consenso na Terceira Comissão das Nações Unidas.

"Nós apoiamos essa ação e iniciativa, porque ela é necessária tanto para a soberania das nossas nações como para nossas liberdades individuais", disse Hollande.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página