Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

"Perguntar é mais barato que espionar", diz Snowden na TV

Ex-agente da NSA grava mensagem de Natal para rede britânica

LEANDRO COLON DE LONDRES

O ex-agente americano da NSA (Agência de Segurança Nacional) Edward Snowden gravou uma mensagem de Natal para um canal de TV britânico criticando novamente as espionagens ilegais.

"Juntos, podemos encontrar um melhor equilíbrio, acabar com a vigilância em massa e lembrar o governo de que, se realmente quer saber o que sentimos, perguntar é sempre mais barato do que espionar", afirmou.

A gravação, de pouco mais de um minuto e feita em Moscou, foi transmitida pelo Channel 4, que historicamente oferece uma mensagem natalina como alternativa à da Rainha Elizabeth 2ª.

Snowden, pivô dos vazamentos de documentos secretos sobre a espionagem feita pelos Estados Unidos, apareceu na rede britânica uma hora depois da rainha.

Segundo o ex-agente da NSA, o debate de hoje vai determinar o nível de confiança possível de colocar na tecnologia usada e na regulação que os governos farão.

"Uma criança que nasce hoje irá crescer sem nenhum conceito de privacidade. Eles nunca vão saber o que significa ter um momento privado para si mesmos, um pensamento não analisado", afirmou. "E isso é um problema porque privacidade importa, é o que nos permite determinar quem somos e quem queremos ser", ressaltou.

Antes da mensagem de Natal, Snowden havia dado uma entrevista na segunda-feira ao jornal americano "The Washington Post". "Para mim, em termos de satisfação pessoal, a missão já foi cumprida. Já venci", afirmou.

"Assim que os jornalistas puderam começar a trabalhar, tudo o que eu tinha tentado fazer foi validado. Porque, lembrem, eu não queria mudar a sociedade. Queria dar à sociedade a oportunidade de determinar se deveria mudar a si mesma", disse ao "Post".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página