Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

BBC pode ser acusada de encobrir pedófilo

Comissão diz que executivos da emissora britânica sabiam de abusos de apresentador Jimmy Savile,morto em 2011

Relatório obtido por jornal não informa total de vítimas, que, segundo a polícia, chega a 214 em 41 anos

DE SÃO PAULO

O jornal britânico "The Observer" informou ontem que a rede britânica BBC deve ser responsabilizada por fazer vista grossa para o ex-apresentador infantil Jimmy Savile. Morto em 2011, ele é acusado de abusar de centenas de pessoas, na maioria crianças, em 41 anos de carreira.

Segundo a publicação, o relatório final da Justiça sobre o caso, feito pela ex-integrante da corte de apelações Janet Smith, revelará que os executivos da BBC sabiam do comportamento do apresentador e não tomaram nenhuma providência.

O documento não deve incluir o número de vítimas do ex-apresentador. A polícia afirmou em janeiro de 2013 que 214 pessoas haviam sido estupradas ou molestadas pelo animador, mas integrantes da comissão de investigação disseram ao "Observer" que o número pode passar de mil.

Embora tenham provas do envolvimento de executivos e funcionários da emissora, a comissão se diz frustrada por não poder punir Savile e seus cúmplices. O relatório mostrará que o pico dos abusos sexuais foi nas décadas de 1960 e 70, mas que os casos continuaram até 2006.

O escândalo foi detonado em outubro de 2012, quando um programa levou ao ar depoimentos de pessoas que diziam ter sofrido abusos por parte do animador dentro das instalações da BBC e nos hospitais nos quais ele fazia trabalho de caridade.

O caso atingiu em cheio a BBC, acusada de ter escondido denúncias. Desdobramentos levaram à queda de toda a cúpula da emissora.

A comissão ouviu mais de mil testemunhas e vítimas, incluindo as 138 que processaram o ex-apresentador e a BBC em busca de indenização. Em alguns casos, houve ganho de causa, mas a emissora pagou 50 mil libras (R$ 195 mil) aos afetados, valor considerado baixo pela defesa e pela investigação.

A intenção dos advogados é que, após a divulgação do informe, a quantia paga pela emissora seja maior. "A indenização na lei civil raramente é menor que 50 mil libras, e isso [o abuso sexual] é algo que muda a sua vida e repugnante", diz Liz Dux, que representa 74 vítimas.

A advogada diz esperar que a emissora reconheça seu erro. "Mais que olhar internamente, a emissora deve aceitar alguma responsabilidade corporativa."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página