Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Blogueiro é condenado a dois anos de prisão no Egito

Pena por criticar o Exército incluiu multa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O blogueiro egípcio Maikel Nabil, preso por criticar as Forças Armadas do país, foi condenado ontem a dois anos de prisão por um tribunal militar e a pagar multa de 200 libras egípcias (R$ 62).

"Em nome do povo, Maikel Nabil foi condenado", declarou o veredicto do tribunal.

A corte considerou que a condenação de Nabil "não tinha relação com a liberdade de opinião e expressão, e sim com os delitos de insulto e difamação em relação às Forças Armadas". O advogado do blogueiro, Naguib Guibrail, classificou a sentença de "lamentável e injusta".

Em abril, Maikel Nabil, 26, tinha sido condenado a três anos de prisão por ter "insultado" o Exército em seu blog. Sua sentença foi revista agora por novo veredicto.

Desde agosto, ele faz greve de fome em protesto por ter sido detido.

Segundo sua família, até agora ele ingeria sucos e leite, mas agora pretende beber somente água.

O julgamento é o primeiro de um blogueiro no país desde a queda do ditador Hosni Mubarak em fevereiro.

O caso de Nabil gerou amplas críticas de organizações internacionais de defesa dos direitos humanos. Segundo a Anistia Internacional, cerca de 12 mil civis foram julgados por tribunais militares desde janeiro no Egito -o dobro do total de pessoas levado à Justiça nos 30 anos de ditadura de Mubarak.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.