Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Snowden obteve dados com uso de programa simples, afirma jornal

"NY Times" revela que agência de vigilância tem proteção rudimentar contra empregados

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-técnico da CIA Edward Snowden utilizou ferramentas de baixo custo amplamente disponíveis para se infiltrar nas redes da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) e acessar cerca de 2 milhões de documentos confidenciais, segundo reportagem do jornal "New York Times".

Funcionários de inteligência consultados pelo jornal disseram que Snowden, asilado em Moscou, utilizou programas de rastreamento on-line que buscam, indexam e duplicam lugares na web.

"Não achamos que isto tenha sido trabalho de um indivíduo sentado em uma máquina e baixando este material sequencialmente", disse uma fonte da NSA.

O "NYT" classifica a revelação de "assombrosa" já que a missão da NSA inclui a proteção dos sistemas informáticos militares e de inteligência mais importantes do país contra possíveis ataques cibernéticos, principalmente à frente de operações mais sofisticadas com epicentro em Pequim ou Moscou.

Os pesquisadores concluíram que a atuação de Snowden foi muito pouco sofisticada e deveria ter sido fácil de detectar.

A NSA tem grandes barreiras eletrônicas para deter possíveis agressores externos, mas proteções muito rudimentares contra seus próprios empregados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página