Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ator Christian Bale é alvo de agressão em vila chinesa

Americano tentava visitar ativista preso

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Conhecido principalmente pelo papel de Batman, o ator norte-americano Christian Bale foi agredido anteontem por agentes de segurança chineses ao tentar visitar o advogado cego e ativista de direitos humanos Chen Guangcheng, isolado em casa há 15 meses.

Acompanhado por uma equipe da TV CNN, Bale foi parado quando tentava se aproximar a pé da casa de Chen, na vila de Dongshigu, no leste da China.

A reação violenta à tentativa de Bale era previsível. Desde que foi solto da cadeia, no ano passado, Chen é mantido isolado em prisão domiciliar. Não pode usar telefone nem receber visitas.

Advogado autodidata, Chen se notabilizou por defender mulheres forçadas a abortar por causa da Política do Filho Único. Foi condenado a quatro anos de prisão em 2006 e saiu da cadeia em setembro do ano passado. É mantido isolado em casa.

Bale corre risco de ser um embaraço para o governo chinês. O ator americano é o protagonista do filme "Flowers of War" (flores de guerra), que retrata a violenta ação japonesa na cidade de Nanjing, em 1937.

Orçado em US$ 100 milhões, foi escolhido pelo governo chinês para representar o país no Oscar de 2012.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.