Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Irã nega ser responsável por mísseis apreendidos

Carregamento interceptado por Israel seria levado até faixa de Gaza

'Acusação se baseia em manipulações descabidas por parte da mídia sionista', afirma vice-chanceler iraniano

SAMY ADGHIRNI DE TEERÃ

O Irã negou ontem ser responsável pela carga de mísseis interceptada na véspera, por Israel, em um navio supostamente destinado a combatentes do grupo palestino Hamas, na faixa de Gaza.

"Esta acusação não é verdadeira, e a ideia em si do movimento de um navio carregando mísseis do Irã até Gaza não é verdadeira", disse à agência estatal IRNA o vice-ministro das Relações Exteriores para temas árabes e africanos, Amir Abdollahian.

"Esta acusação se baseia apenas em repetições e manipulações descabidas por parte da mídia sionista", afirmou Abdollahian.

A Guarda Revolucionária, força militar de elite que conduz missões no exterior, também negou as acusações.

Israel alega que os mísseis encontrados a bordo de um navio de carga no mar Vermelho haviam sido despachados pelo Irã com destino à península do Sinai, no Egito, de onde seriam levados até Gaza.

O território é controlado desde 2007 pelo Hamas, grupo islâmico armado que com frequência dispara mísseis contra Israel, sob pretexto de retaliar o cerco e os bombardeios pelo Estado judaico.

TVs israelenses divulgaram imagens dos foguetes apreendidos, que teriam sido fabricados na Síria antes de ser entregues aos iranianos.

REAPROXIMAÇÃO

O incidente coincide com relatos de que Irã e Hamas vêm retomando sua aliança estratégica, após o racha decorrente do conflito sírio. Desde o início da guerra, há três anos, Teerã apoia o ditador Bashar al-Assad, enquanto o grupo palestino aliou-se aos rebeldes.

O regime sírio acusa o Hamas de ingratidão, já que o chefe político do grupo, Khaled Meshaal, viveu sob proteção em Damasco até 2012.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página