Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Caso surpreende especialistas em aviação civil

DO "GUARDIAN"

Especialistas em aviação expressaram surpresa com a perda repentina de contato do Boing 777 da Malaysia Airlines.

Mohan Ranganathan, consultor no Comitê de Segurança em Aviação Civil da Índia, disse que é "muito, muito raro" que uma aeronave perca o contato completamente sem nenhuma indicação prévia de problemas.

Ele ressaltou que o avião alcançou a altitude de 10.700 metros, o chamado voo de cruzeiro, mas os dados on-line informam que ele passou por uma rápida perda de peso e mudança de direção.

O presidente da empresa de consultoria Strategic Aviation Solutions e ex-executivo de frete aéreo, Neil Hansford, disse que o Boeing 777 "é provavelmente uma das aeronaves mais seguras da história".

De acordo com Hansford, mais de mil aeronaves foram fabricadas e houve apenas 60 incidentes registrados, a maioria sem gravidade.

Isso porque a chance de os dois motores falharem ao mesmo tempo é muito pequena. "Se você perde um motor durante a viagem, a aeronave não cai."

Hansford afirma que as especulações sobre sabotagem ou bomba ainda são prematuras.

A aeronave, popular em companhias aéreas por sua capacidade de voar longas distâncias, conecta cidades nos extremos do globo com voos de mais de 15 horas.

Seu histórico de segurança era, até então, impressionante --o primeiro acidente fatal em seus 19 anos de história aconteceu em julho de 2013, quando uma aeronave da Asiana Airlines caiu durante o pouso no aeroporto de San Francisco (EUA). Três dos 307 passageiros morreram.

A Malaysia Airlines teve um incidente com um Boeing 777 em 2005, quando o sistema da aeronave que fazia o voo Perth (Austrália)-Kuala Lumpur fez uma medição incorreta de velocidade e fez o avião subir 915 metros repentinamente. O piloto retomou o controle e retornou a Perth em segurança. O programa foi consertado em seguida.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página