Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Irã diz que réplica de navio norte-americano será usada em filme pró-regime

Objetivo é imitar embarcação que derrubou avião iraniano com um míssil, em 1988; episódio faz parte de retórica anti-Ocidente

SAMY ADGHIRNI DE TEERÃ

O Irã confirmou informação revelada pelo jornal americano "The New York Times" de que uma maquete em tamanho real de porta-aviões americano está sendo construída no litoral sul do país.

O objetivo, segundo a mídia oficial de Teerã, é usar a réplica para fins cinematográficos.

Segundo a emissora estatal Al Alam, o navio será utilizado no set de filmagem de um longa chamado "Airbus", que contará a história real de um avião da Iran Air abatido no golfo Pérsico por um míssil americano, em 1988.

Todas as 290 a bordo morreram no incidente, martelado pela propaganda oficial como prova das supostas más intenções ocidentais contra a república islâmica.

Na época, os EUA alegaram que a tripulação do navio de guerra USS Vincennes, de onde foi disparado o míssil, confundiu o Airbus com um caça iraniano.

O caso ocorreu em meio a escaramuças decorrentes da guerra Irã-Iraque [1980-1988], na qual os EUA apoiaram o ataque do então ditador iraquiano Saddam Hussein contra o regime iraniano.

Notícias sobre o filme surgiram há um ano, quando o site iraniano Cinemanegar anunciou que a tragédia da Iran Air seria retratada.

A mídia iraniana, porém, não deixa claro se o falso navio será usado para reproduzir o USS Vincennes, que não era um porta-aviões, mas um destróier, embarcação menor e com formato distinto.

Imagens de satélite obtidas pelo "New York Times" sugerem que a construção iraniana tenta copiar um porta-aviões da categoria Nimitz, que consta entre os mais modernos e letais do mundo.

O objetivo do Irã, segundo analistas dos EUA, seria usar a réplica como alvo num exercício com mísseis para fins de propaganda.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página