Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Egípcias protestam contra brutalidades

Ato com cerca de 10 mil mulheres condena tratamento violento das manifestantes pelas forças de segurança do país

Junta militar expressa "profundo pesar" e promete punição dos responsáveis pelo que chama de "violações"

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cerca de 10 mil mulheres foram às ruas da capital do Egito para protestar contra a junta militar que governa o país e contra o tratamento brutal dispensado às manifestantes do sexo feminino pelas forças de segurança.

Os protestos acontecem dias depois da divulgação de imagens de uma manifestante sendo arrastada pelo cabelo, pisoteada na barriga e depois abandonada semidespida e aparentemente inconsciente pelas forças de segurança, durante confrontos entre manifestantes e policiais no Cairo, no último sábado.

As mulheres se reuniram na parte de fora de um complexo de escritórios do governo na praça Tahrir, centro das manifestações. Dezenas de homens juntaram-se às manifestantes, formando um cordão de proteção.

O protesto aconteceu horas após os policiais tentarem novamente expulsar os manifestantes, no quinto dia seguido de confrontos. Segundo o jornal "The Guardian", ao menos quatro manifestantes foram mortos pelas forças de segurança, e um jovem de 15 anos está em estado grave.

Na segunda-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, já condenara a repressão às ativistas. "A degradação sistemática da mulher egípcia desonra a revolução e não é digna de seu grande povo", disse Hillary.

Antes mesmo do fim do protesto, a junta militar divulgou um comunicado pedindo desculpas por aquilo que chamou de "violações" e prometeu punir os responsáveis.

O ato é visto como uma reviravolta no discurso oficial, que anteriormente deslegitimava os abusos cometidos pelas forças de segurança.

A junta reafirmou seu "respeito pelas egípcias e seu direito de protestar e participar da vida política".

Veja imagens da violência contra a manifestante egípcia

folha.com/no1024293

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.