Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Venezuela estende benefícios para evitar escassez de produtos

Setor privado terá acesso facilitado a moeda estrangeira para a compra de alimentos e remédios até o fim do ano

CIDH mantém Cuba, Honduras e Venezuela em 'lista negra' por violações graves dos direitos humanos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, firmou ontem um decreto para estender até 31 de dezembro a facilitação de trâmites para a compra de divisas estrangeiras visando a importação de produtos alimentícios e remédios pelo setor privado.

O decreto, anunciado pelo vice-presidente, Jorge Arreaza, deve ser publicado hoje no Diário Oficial. Segundo o chavista, a partir de janeiro de 2015 serão criados sistemas digitalizados para gerenciar os trâmites, eliminando a necessidade do benefício.

Devido à falta de dólares e ao controle de divisas, feito por meio de leilões, na Venezuela, o país vive uma escassez de produtos essenciais, os quais são quase sempre importados.

Arreaza ainda assegurou que os setores "prioritários" ques serão beneficiados pela medida terão 30% de suas dívidas canceladas, segundo o jornal "El Universal".

Também ontem, na Venezuela, Rosa de Scarano, mulher de Enzo Scarano, ex-prefeito de San Diego, e Patricia Gutiérrez de Ceballos, mulher de Daniel Ceballos, ex-prefeito de San Cristóbal, inscreveram suas candidaturas para concorrer às prefeituras de Valencia e de San Cristóbal, respectivamente.

Seus maridos estão presos, acusados de incitar protestos contra o governo.

As eleições nessas cidades devem ser em 25 de maio.

CIDH

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) manteve Venezuela, Cuba e Honduras em sua lista negra por graves violações dos direitos humanos.

A CIDH, órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA), incluiu os três países no capítulo de seu relatório de 2013 dedicado às nações onde há violações maciças, graves e sistemáticas dos direitos humanos.

Na Venezuela, presente na lista desde 2002, persiste a fragilidade e a falta de independência do Poder Judiciário devido ao uso abusivo do direito penal e aos efeitos sobre a liberdade de expressão.

O país, que não reconhece a CIDH desde setembro de 2013, não fez comentários sobre o relatório.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página