Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanha apresenta seu gabinete mais enxuto em 30 anos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, tomou posse ontem e apresentou os ministros que vão compor seu governo, mas não deu mais detalhes de como pretende reduzir o deficit público.

Com 13 ministros, o ministério de Rajoy é o mais enxuto desde a redemocratização do país, no fim dos ano 70. Seu antecessor, José Luis Rodríguez Zapatero, terminou o governo com 15 ministros, mas chegou a ter 17.

O novo governo eliminou uma das vice-presidências, além das pastas de Ciência e de Cultura. Porém, desmembrou a Fazenda da Economia.

Entre os ministros de Rajoy, estão três que também integraram o governo de José María Aznar (1996-2004), integrante do conservador PP (Partido Popular), assim como o novo primeiro-ministro.

O governo de Rajoy assume com a tarefa de reduzir o deficit do governo, ao mesmo tempo em que busca reanimar a economia.

Com o aumento dos gastos públicos e a queda da arrecadação a partir de 2008, a dívida pública, que era de 36% do PIB no fim de 2007, alcançou 66% do PIB no segundo trimestre deste ano.

Mas o desafio de Rajoy não está restrito às contas públicas: a economia ficou estagnada no terceiro trimestre e muito distante do nível pré-crise, já a taxa de desemprego subiu para 22,8% em outubro, a maior entre os países da União Europeia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.