Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Mercado - em cima da hora

Consulados dos EUA terão reforço para agilizar vistos

País mandará mais funcionários ao Brasil

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

O Departamento de Estado americano anunciou que enviará "montes" de funcionários consulares provisórios ao Brasil e voltou a prometer que apressará o processo de vistos para turistas do país em 2012, de olho no salto do fluxo e dos gastos dos visitantes brasileiros nos EUA.

Em comunicado emitido ontem, o departamento reiterou que contratará 50 novos funcionários consulares para processar vistos em 2012, dobrando o número atual, como a Folha adiantara no início deste mês.

Enquanto isso, afirma o texto, estão sendo enviados "montes de funcionários temporários aos consulados" em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife e para a Embaixada em Brasília para atender a maior demanda.

O Departamento de Estado alega que os primeiros resultados já são sentidos -o número de dias de espera por uma entrevista caiu para menos de 50, após ter superado 140 no meio do ano.

O período ainda é considerado longo. Na China, que também passa por um surto de demanda, a espera média é de dez dias.

O número de vistos para brasileiros no ano fiscal encerrado em outubro chegou a 820 mil -alta de 44%.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.