Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oposição tem vitória esmagadora na Índia

Sozinha, sigla do nacionalista hindu Narendra Modi obtém 52% da Câmara; governo registra pior votação da história

'Tsunami' eleitoral é mandato para reforma ampla, afirma aliado; Modi promete retomar crescimento indiano

PATRÍCIA CAMPOS MELLO ENVIADA ESPECIAL A NOVA DÉLI

O Bharatiya Janata Party (BJP, Partido do Povo Indiano), do oposicionista Narendra Modi, obteve uma vitória acachapante nas eleições indianas, segundo resultados divulgados nesta sexta (16).

Segundo projeção da Comissão Eleitoral, o partido ganhou 282 assentos dos 543 da Lok Sabha, a "Câmara dos Deputados" da Índia.

Isso significa que ele pode formar o governo mesmo sem apoio de nenhum aliado --é a primeira vez em 30 anos que um único partido obtém a maioria.

Para o empresariado e boa parte da população, o nacionalista hindu Modi, 63, vai resgatar a Índia de sua pasmaceira econômica, com o crescimento desacelerando "" 3,2% em 2012 e 3,8% em 2013.

Ele consolidou a imagem de gestor eficiente como governador de Gujarat, que cresce mais que o resto do país, e promete dar ênfase ao livre mercado, contrariando a tradição estatista da Índia.

É visto com suspeitas, no entanto, por muçulmanos e parte da esquerda: Modi governava Gujarat quando um massacre deixou mais de mil mortos no Estado, na maioria islamitas, em 2002.

"Minha responsabilidade é levar todo mundo junto ao governar a nação", discursou o novo premiê.

Na Índia, a sigla que ganha a maioria de 272, sozinha ou com aliados, escolhe o premiê. Modi deve assumir nos próximos dias.

A coalizão liderada pelo BJP, a Aliança Democrática Nacional, obteve 316 assentos. Com essa ampla margem, espera-se que Modi tenha maior facilidade para implantar as reformas que promete.

O Partido do Congresso, da família Gandhi, no poder havia dez anos com o premiê Manmohan Singh, teve o pior resultado da história: só elegeu 44 deputados, o que confirmou a insatisfação dos eleitores com a corrupção e a desaceleração da economia.

"Foi muito pior do que esperávamos, mas o partido já enfrentou situações difíceis. Tenho certeza de que vamos sair dessa derrota mais sábios", disse Jairam Ramesh, ministro de Desenvolvimento Rural. Desde a independência da Índia, em 1947, o Partido do Congresso só não governou o país por 13 anos.

O principal rival de Modi era Rahul Gandhi, filho, neto e bisneto de ex-premiês. Atacado pelo oponente como herdeiro de uma dinastia política alienada, Rahul, do Partido do Congresso, foi um candidato relutante e pouco engajado na campanha.

"O mérito dessa vitória é do povo da Índia", discursou Modi para milhares de eleitores em Vadodara. Antes, ele passou na casa de sua mãe, que tem 95 anos, e --fiel à sua campanha tecnológica, que incluiu comícios com hologramas dele em 3D--posou para uma selfie, que tuitou.

"Foi um tsunami", disse à Folha Hardeep Singh Puri, membro do BJP que foi embaixador da Índia no Brasil.

"Isso mostra que temos um mandato da população para amplas reformas."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página