Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Opositor vence, mas Colômbia terá 2º turno

Óscar Zuluaga obtém 29,25% dos votos contra 25,69% do rival e atual presidente do país, Juan Manuel Santos

Os dois vão se enfrentar em votação marcada para próximo dia 15 de junho; campanha foi marcada por acusações

SYLVIA COLOMBO ENVIADA ESPECIAL A BOGOTÁ

O atual presidente colombiano, Juan Manuel Santos, enfrentará no segundo turno o uribista Óscar Iván Zuluaga, em disputa que acontecerá no próximo dia 15 de junho.

Zuluaga ficou à frente na votação do último domingo, obtendo 29,25% dos votos, contra 25,69% de Santos.

Em terceiro e quarto lugares, praticamente empatadas, ficaram a conservadora Marta Lucía Ramírez, 15,52%, e a esquerdista Clara López, 15,23%. O ex-prefeito de Bogotá e candidato verde, Enrique Peñalosa, obteve 8,28% dos votos. A votação registrou alta abstenção, de 60% --o voto na Colômbia não é obrigatório.

Agradecendo a Deus e à família, "que é a base da sociedade", o conservador uribista fez um discurso linha-dura, observado pelo padrinho, Álvaro Uribe, que o acompanhava por teleconferência de Medellín.

Zuluaga atacou o projeto de paz proposto por Juan Manuel Santos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que prevê anistia e representação política a ex-guerrilheiros.

"Vamos aumentar os salários das Forças Armadas e não permitir que haja mais impunidade. Aqueles que cometeram crimes atrozes devem ir para a cadeia e nosso Estado não pode ser governado a partir de Havana [onde estão ocorrendo as negociações entre representantes do governo e das Farc]."

Já Santos fez um apelo aos outros candidatos derrotados para salvar o processo de paz e impedir "um governo que entrará em atrito com nossos vizinhos". O presidente referia-se à Venezuela, com quem mantém boas relações.

Zuluaga considera que Santos é "cúmplice de um regime não-democrático" e defende endurecer as relações com o país-vizinho.

Santos também felicitou Zuluaga pelo bom resultado neste domingo e pediu que o debate até o segundo turno seja de alto nível. Nas últimas semanas, houve troca de farpas dois lados.

Zuluaga teve vídeo divulgado pela revista "Semana" em que aparece compartilhando segredos de Estado com um hacker. Apresentou uma defesa, mas a conclusão final da Procuradoria colombiana é de que o vídeo não foi editado e que Zuluaga mentiu.

Já Santos foi acusado pelo ex-presidente Álvaro Uribe de ter recebido US$ 2 milhões do narcotráfico para usar em sua campanha.

Zuluaga foi o vencedor em praticamente todos os departamentos que estão conflagrados pela guerra ao narcotráfico. "Isso quer dizer que aqueles a quem a paz supostamente beneficiaria não acreditam na negociação que Santos está promovendo", diz a analista política Salud Hernandez.

Por outro lado, o desempenho de Santos não foi bom porque, na região costeira, um de seus nichos políticos, houve alta abstenção.

As duas candidatas mulheres comemoraram o bom desempenho. Juntas, obtiveram quase 4 milhões de votos, num país considerado conservador e tradicionalmente machista.

Enquanto a esquerdista Clara López disse que agradecia o voto de confiança das mulheres, a conservadora Marta Lucía reconheceu a derrota. "Sou uma mulher institucionalista e respeito as instituições."

À exceção da remoção de mais de 300 pessoas da plaza Bolívar, na última quarta-feira, o processo ocorreu sem incidentes. O feriado eleitoral neste domingo de sol levou colombianos a lotar os parques da capital, Bogotá.

Nas ruas, houve carreatas com cartazes com o "Z" de Zorro idealizado pelo marqueteiro brasileiro Duda Mendonça, enquanto muitos foram votar usando camiseta branca com uma pomba branca, símbolo da campanha de Santos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página