Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tempestade de areia deixa pelo menos quatro mortos no Irã

Dezenas de pessoas ficaram feridas devido aos ventos de 110 km/h que atingiram Teerã

SAMY ADGHIRNI DE TEERÃ

Uma tempestade de areia causou, nesta segunda-feira (2), cenas de destruição em Teerã, capital do Irã. Milhares ficaram sem energia e pelo menos quatro pessoas morreram.

O céu escureceu de repente, às 17h10, quase três horas antes do normal neste fim de primavera. A ventania morna invadiu as janelas do apartamento onde mora a reportagem da Folha, em um pacato bairro residencial.

Árvores chacoalharam até dobrar, pássaros assustados procuraram abrigo até serem arrastados pelo vento. Panos e roupas arrancados de varais voaram pelos céus.

Em seguida, começou uma chuva, em pingos grossos, carregados de poeira que se espatifavam contra as janelas, como um jato de areia borrando a vidraça.

A maior parte dos mortos foi atingida por árvores derrubadas com o vento.. Dezenas de pessoas ficaram feridas, entre elas dez envolvidas em um único acidente automobilístico. Os voos foram cancelados.

Cerca de 50 mil casas ficaram sem eletricidade. Árvores e antenas de telecomunicação foram derrubadas pelos ventos, que chegaram a atingir 110 quilômetros por hora. A imagem da enorme nuvem de poeira engolindo a cidade se alastrou pelas redes sociais.

"Nunca vi nada parecido em toda minha vida", disse a advogada Perela B, 35.

O cenário ameaçador não durou mais do que 40 minutos. Após a tempestade, a chuva foi ficando mansa e o ar recuperou a transparência. A temperatura despencou de 33°C para 18°C.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página