Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novo rei busca reaver prestígio na Espanha

Felipe 6º é coroado nesta quinta com a tarefa de melhorar imagem da monarquia, após abdicação do pai, Juan Carlos

Cenário de festa foi montado em Madri, mas não havia clima de euforia nas ruas da capital espanhola

LEANDRO COLON ENVIADO ESPECIAL A MADRI

A Espanha vive um dia histórico nesta quinta-feira (19). Após 39 anos de reinado, Juan Carlos, 76, sai de cena, e o filho Felipe, 46, assume o trono com a missão de recuperar o abalado prestígio da monarquia e dar fôlego, ao menos simbólico, à recuperação econômica do país.

Felipe 6º, até então Príncipe de Astúrias, será proclamado rei pelo Congresso às 10h30 (5h30 no horário de Brasília) e fará seu primeiro discurso como chefe de Estado. "Alguma ideia?", brincou nesta quarta (18) com jornalistas ao ser questionado sobre o que dirá.

A expectativa é que adote um tom pela unidade espanhola. Em novembro, haverá um referendo, não reconhecido pelo governo, de independência da Catalunha.

Pelo menos até a véspera não havia um clima de festa e euforia pelas ruas de Madri.

O desânimo aumentou com a precoce eliminação espanhola na Copa do Mundo, na quarta (18). Apenas bandeiras da Espanha, nitidamente hasteadas pelo governo, decoravam o trajeto de carro a ser percorrido pelo novo casal real nesta quinta.

A sensação de quem circula na cidade é a de que a troca da coroa é só a formalização de algo que todos sabiam que ocorreria em breve.

Mesmo assim, espera-se um público grande nas ruas porque a cerimônia coincide com o dia de Corpus Christi, sempre comemorado pelos espanhóis.

Diante da crise de popularidade, a família real prometeu uma celebração sóbria -- apesar de anunciar a recepção a 2.000 convidados no Palácio Real.

Após a proclamação no Congresso, Felipe e sua mulher, a agora rainha Letizia, usarão um Rolls Royce, sob a escolta de cavalos e da guarda real, para o percurso do Congresso ao palácio. Depois, o casal, acompanhado de Juan Carlos e da rainha Sofia, fará uma saudação pública na varanda.

O novo rei foi blindado. A Justiça proibiu o uso de bandeiras e outros símbolos republicanos pelo trajeto que será feito pelo casal real. Cerca de 7.000 policiais estão escalados em Madri.

LEI

Na tarde desta quarta (18), Juan Carlos sancionou a lei que oficializou a sua abdicação do trono. Na prática, desde a 0h desta quinta (19h desta quarta, no Brasil), quando a lei foi publicada, encerraram-se os 39 anos do reinado. Ele e a mulher manterão os títulos de rei e rainha, bem como imunidade judicial.

No fim, Juan Carlos, acompanhado da rainha Sofia, deu um longo abraço no filho sucessor.

A decisão de abdicar do trono ocorreu em meio a recente turbulência na família real, com escândalo de corrupção envolvendo sua filha Cristina, e o marido dela Iñaki Urdangarin, suspeitos de crime fiscal e lavagem de dinheiro por meio de uma ONG.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página