Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Combatentes xiitas fazem desfile militar em Bagdá

Marcha é demonstração de força contra insurgentes sunitas do EIIL

Parada é feita por força paramilitar sob ordens de um clérigo opositor; rebeldes atacaram um posto de fronteira

DO ENVIADO A BAGDÁ SAMY ADGHIRNI DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Milhares de combatentes xiitas participaram neste sábado (21) de uma parada militar em Bagdá tida como demonstração de força contra o Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), grupo sunita ultrarradical que controla partes do país.

A marcha foi feita pelo Exército Mahdi, facção paramilitar sob ordens do clérigo Muqtada al-Sadr. A parada mostrou que o grupo continua ativo, embora oficialmente desmantelado desde 2008.

Aos gritos ritmados de "Mahdi", nome de um santo oculto venerado pelos xiitas, pelotões desfilaram na Cidade Sadr, bairro pobre que é o maior bastião do clérigo.

Muitos combatentes usavam uniforme da Polícia e do Exército, num sinal de que alguns milicianos dividem lealdade entre o Exército Mahdi e as forças oficiais.

Um oficial com traje do Ministério do Interior identificado como Hadi Mahdi não deixou dúvida sobre quem tem a palavra final: "Recebemos ordens do senhor Muqtada."

Na plateia do desfile estava o governador da Província de Bagdá, Ali Timimi, em uniforme de combate militar e com pistola na cintura. Um tesoureiro do Exército Mahdi disse que o grupo é financiado por doações individuais.

Cartazes e cânticos dos milicianos deixavam evidente a oposição dos sadristas ao pedido de ajuda aos EUA lançado pelo premiê Nuri al-Maliki, também xiita.

"Olhando para esse desfile não fica claro que não precisamos da ajuda de ninguém?", disse o tesoureiro.

FRONTEIRA

Também neste sábado o EIIL atacou um posto de fronteira entre Iraque e Síria. O Exército iraquiano confirmou o ataque, mas negou que os insurgentes tenham conquistado o local.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página