Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ilustrada em cima da hora

Morre aos 76 anos o baixista americano de jazz Charlie Haden

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O baixista americano de free jazz Charlie Haden morreu em Los Angeles nesta sexta (11) aos 76 anos. A causa da morte não foi revelada.

Nos últimos anos, o músico sofria de uma síndrome decorrente da poliomielite que contraiu na adolescência. Queria ser cantor, mas a doença prejudicou suas cordas vocais. Assim, orientou sua carreira para tocar baixo.

Nascido em Iowa, nos EUA, em 1937, ele cresceu em uma família musical. Desde criança já fazia parte do grupo Haden Family, no qual cantava com seus pais e irmãos em apresentações no rádio.

Entre as décadas de 1950 e 1970, Haden alcançou fama ao integrar bandas de jazz célebres, como a do saxofonista Ornette Coleman e a do pianista Keith Jarrett.

Em 1969, o músico ajudou a criar a Liberation Music Orchestra, grupo marcado pela sonoridade experimental e engajamento político.

Nos anos 1980, ele formou com o saxofonista Ernie Watts, o pianista Alan Broadbent e o baterista Larance Marable o quarteto West, cuja música era influenciada pelas trilhas de filmes noir. Haden gravou mais de 40 discos e ganhou três prêmios Grammy.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página