Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA revogam vistos de representantes do governo venezuelano

Funcionários, cujos nomes não foram divulgados, receberam sanção por violações aos direitos humanos

Para chanceler da Venezuela, Elías Jaua, atitude dos americanos é exemplo de reação 'imatura e reacionária'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta (30), a revogação dos vistos de viagem de integrantes do governo da Venezuela, que teriam cometido violações aos direitos humanos de opositores.

Esta foi a primeira sanção americana ao país desde o início dos violentos protestos contra o presidente Nicolás Maduro, em fevereiro. Ao menos 43 pessoas morreram nas manifestações --entre elas, governistas e opositores.

Segundo a porta-voz do Departamento de Estado americano, Marie Harf, os manifestantes venezuelanos foram submetidos a prisões arbitrárias, uso excessivo da força e intimidação judicial.

"Mesmo que não identifiquemos publicamente esses indivíduos, nossa mensagem é clara: aqueles que cometeram esses abusos não serão bem-vindos nos Estados Unidos", afirmou Harf.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, chamou a atitude de "imatura e reacionária".

"Entendemos todas essas agressões como um grito desesperado de quem sabe que o mundo está mudando, e não tem outra forma de se relacionar", disse o chanceler.

Para ele, a decisão é uma resposta à visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Caracas, e à cúpula do Mercosul, também na capital venezuelana, vistas como um avanço venezuelano por Jaua. "Esse tipo de ação é sinal de que avançamos, como disse Dom Quixote: Os cães ladram'".

Durante as manifestações antigoverno, foram detidas 3.238 pessoas, das quais 87 continuam presas. Desde fevereiro, está preso o líder do partido Vontade Popular, Leopoldo López, que organizou os protestos e está sendo julgado pela Justiça, acusado de associação para o crime e outros delitos.

A revogação dos vistos acontece após forte pressão do Congresso americano sobre o governo de Barack Obama, em especial da oposição republicana.

"Foi um bom primeiro passo, mas, se a violência continuar, precisaremos analisar sanções mais duras", disse o senador democrata Bill Nelson, do Estado da Flórida.

A republicana Ileana Ros-Lehtinen esperava sanções mais graves. "Só atingindo os bandidos do regime de Maduro em seus bolsos é que teremos uma oportunidade de contribuir para que nasça uma nova era na Venezuela".

ATRITOS

A tensão nas relações entre Caracas e Washington já estavam ruins antes disso.

Na semana passada, o ex-chefe da inteligência do Exército venezuelano Hugo Carvajal foi preso em Aruba, acusado pelos Estados Unidos de tráfico de drogas.

Ele ficou detido por quatro dias pelas autoridades da Holanda, que controla Aruba, e depois foi liberado. Os EUA acusam Caracas de usar pressão econômica para forçar a Holanda a não extraditá-lo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página