Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Índia abre seu mercado para investidores estrangeiros

Governo autoriza acesso inédito de indivíduos às Bolsas do país; medida entrará em vigor a partir do dia 15

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Índia anunciou ontem que vai abrir seu mercado financeiro para investidores estrangeiros. Pela primeira vez, indivíduos terão acesso direto às Bolsas do país. A medida entra em vigor a partir do próximo dia 15.

O objetivo é "permitir que investidores estrangeiros invistam diretamente no mercado indiano para ampliar a classe de investidores, atrair mais fundos estrangeiros e reduzir a volatilidade do mercado", informou o governo indiano em comunicado sobre a decisão.

Antes, estrangeiros atuavam no mercado indiano apenas indiretamente, através de fundos mútuos ou de investimentos institucionais.

Com 1,2 bilhão de habitantes, a Índia é hoje a terceira maior economia da Ásia. No entanto, recentemente a previsão de crescimento do PIB do país para 2012 foi revista de 9% para 7,5%.

No último trimestre de 2011, a economia indiana cresceu 6,9% -o menor avanço em dois anos. E no acumulado do ano passado, a Índia registrou grandes prejuízos no mercado financeiro.

O índice Sensex, da bolsa de Bombaim (a maior do país), perdeu 5.054 pontos e caiu 25%.

Segundo o ministro das Finanças indiano Pranab Mukherjee, o desempenho do mercado financeiro deveu-se à desvalorização da moeda local. No ano, a rupia perdeu 24% frente ao dólar.

Ao diário francês "Le Monde", especialistas apontaram a alta taxa de juro e da inflação (9%) como outros motivos. Desde março de 2010, o BC da Índia aumentou 13 vezes os juros para tentar conter o aumento dos preços.

Nos últimos 20 anos, a Índia tem aberto gradualmente sua economia para o mercado externo. Entraves políticos, porém, persistem.

Pesquisa, divulgada pela agência Efe em dezembro, mostrou que a corrupção é percebida pelos indianos como um problema grave do país e 60% acreditam que seu governo é corrupto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.