Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Setor industrial europeu tem nova retração

Dezembro foi 5º mês de queda, diz sondagem; Grécia, Itália e Espanha puxam índice para baixo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Grécia, Itália e Espanha foram os maiores "culpados" pelo quinto mês consecutivo de queda na produção industrial na zona do euro, conforme revelou ontem sondagem do instituto Markit.

A pesquisa é elaborada a partir de consultas a 3.000 empresas manufatureiras distribuídas entre as oito economias mais representativas do bloco. Pela metodologia desse levantamento, qualquer resultado abaixo de 50 pontos significa que o nível de atividade do setor sofreu contração.

A leitura de dezembro (46,9) mostrou uma recuperação muito modesta em relação ao desastre de novembro (46,4), o mais baixo em 29 meses, mas foi saudada pelos mercados, onde investidores projetavam um desempenho ainda pior. As Bolsas de Valores subiram em Paris (2%) e Frankfurt (3%).

Mais uma vez, a fraca demanda, tanto doméstica quanto externa, deprimiu o resultado geral da pesquisa.

"A sondagem também sugere uma forte probabilidade de mais quedas no primeiro trimestre do novo ano, com produtores reduzindo contratações, estoques e compras", disse Chris Williamson, economista-chefe do instituto Markit.

Os piores resultados foram vistos entre as empresas gregas (leitura de 42 pontos), espanholas (43,7) e italianas (44,3), enquanto as companhias na Alemanha (48,4), França (48,9) e Áustria (49) tiveram as melhores leituras.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.