Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

TV BBC é alvo de reclamações no Reino Unido por manipulação em reality show

LEANDRO COLON DE LONDRES

Afinal, uma aposentada de 69 anos sabotou a sobremesa de um engenheiro de 31 anos, diante de 8,5 milhões de telespectadores, ou a BBC manipulou a edição do reality show de culinária em que ambos participavam, o "Great British Bake Off"?

É o "bingate", tudo porque a "vítima", Iain Watters, jogou na lixeira ("bin", em inglês) seu sorvete derretido, sem finalizar a sobremesa Alaska (bolo misturado com sorvete e merengue) após suposta trapaça da competidora Diana Beard.

A polêmica parece uma grande bobagem, mas não para os britânicos. Virou escândalo. No centro está a BBC, bancada pelo contribuinte e responsável pela transmissão do programa.

No programa, 12 confeiteiros amadores encaram desafios de preparar luxuosos pratos de padaria, como bolos, sorvetes e pudins.

A BBC tem sido acusada de manipular o episódio da quarta-feira (27), em que todos os participantes deveriam preparar o Alaska, e transformado Diana Beard em vilã nacional injustamente.

A edição mostra a aposentada abrindo a geladeira e, logo depois, Watters encontra seu sorvete derretido, do lado de fora, a poucos minutos do fim da prova.

Irritado, ele joga tudo no lixo e deixa a cozinha. O programa mostra caras e bocas de Diana, dando a entender que ela teve a culpa, tirando o bolo da geladeira. Os jurados eliminaram Watters.

A concorrente foi massacrada nas redes sociais sob a acusação de sabotar o adversário. Como o programa é gravado com muita antecedência, ela havia assistido de casa à polêmica edição (a eliminação dela, garante a BBC, nada teve a ver com o episódio do "Bingate").

Diante dos ataques sofridos na web, a aposentada atacou a edição da BBC: "Por que eu sabotaria o sorvete de alguém? Isso foi feito para parecer uma disputa selvagem".

A BBC recebeu mais de 800 reclamações formais de telespectadores, além de 13 pedidos de investigação pela Ofcom, órgão regulador de comunicação. O próprio confeiteiro eliminado saiu em defesa da aposentada.

A rede britânica se reuniu às pressas e emitiu um comunicado: Diana Beard não teve culpa pelo fiasco da sobremesa. Ela havia tirado o sorvete da geladeira por apenas 40 segundos, tendo perguntado, inclusive, de quem era aquela forma. Um simples e importante detalhe, que não foi ao ar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página