Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Obama sai como um dos ganhadores da disputa de Iowa

DA REUTERS

Após uma noite dramática, confusa e repleta de suspense nas primárias republicanas em Iowa, o maior vencedor talvez tenha sido um democrata: Barack Obama.

A campanha do presidente tinha motivos para sorrir na manhã de ontem, enquanto Mitt Romney e Rick Santorum disputavam palmo a palmo a vitória na primária.

Romney sai de Iowa ainda como favorito, e sua campanha conta com o dinheiro necessário para bancar uma batalha que pode durar meses.

Mas a margem ínfima da vitória que obteve diante de Santorum reforça as persistentes dívidas quanto à capacidade de Romney para conquistar a base conservadora de seu partido.

Também torna mais provável que a indicação não seja obtida com a rapidez que Romney esperava. Para Obama, que opera há muito sob a suposição de que Romney será seu rival, a notícia é boa.

"Os principais líderes democratas estão celebrando discretamente", disse David Gergen, ex-assessor de candidatos republicanos e democratas à Presidência dos EUA.

"Eles viram a incapacidade de Romney para selar sua vitória e um eleitorado republicano não apenas incerto, mas também desprovido de grande entusiasmo."

Enquanto Romney continua a encarar rivais republicanos, disse Gergen, "a campanha de Obama tem tempo para arrecadar fundos e aprimorar sua mensagem".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.