Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Igreja Católica critica "Pai Nosso" para Hugo Chávez

Religiosos dizem que oração é intocável e que chavistas não devem difundir versão

DE SÃO PAULO

A Arquidiocese de Caracas, máxima autoridade da Igreja Católica na Venezuela, condenou nesta quarta-feira (3) a criação de uma oração para o ex-presidente Hugo Chávez, baseada no "Pai Nosso".

O texto, divulgado na última segunda (1º) durante seminário com a presença do presidente Nicolás Maduro, pede a Chávez que proteja seus seguidores da "tentação do capitalismo", da "maldade da oligarquia" e do "crime do contrabando".

Em nota, os religiosos, liderados pelo cardeal Jorge Urosa Savino, pediram ao governo e aos membros do partido que evitem a divulgação do texto como um sinal de respeito à oração, a mais comum entre os cristãos.

"O Pai Nosso vem dos lábios de Jesus Cristo e por isso é intocável. Assim como ninguém pode mudar a letra do hino nacional para honrar uma pessoa, também ninguém deve a mudar o Pai Nosso nem qualquer oração".

Além do respeito aos símbolos cristãos, a Arquidiocese de Caracas ainda pediu que a oração chavista deixe de ser difundida "para que não haja outro motivo de divisão do povo venezuelano".

Desde a morte de Chávez, em março do ano passado, alguns de seus seguidores passaram a cultuá-lo. Alguns deles chegaram a criar templos para celebrar sua memória em cidades venezuelanas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página