Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Deputado ucraniano é jogado em latão de lixo em Kiev

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após sessão em que o Parlamento ucraniano aprovou um acordo de associação com a União Europeia (UE), nesta terça (16), o deputado de oposição Vitaly Zhuravsky, 59, foi cercado por manifestantes e atirado em uma lata de lixo.

O parlamentar fez parte do partido do ex-presidente Viktor Yanukovich e propôs uma lei que endurecia o tratamento a protestos.

Após ser atirado ao lixo, ele tentou se levantar, mas um manifestante o empurrou de volta. Ele ainda foi alvo de um pneu. "Nós vivemos em um país onde o sangue escorre por sua causa", disse um manifestante. Por fim, soldados ajudaram Zhuravsky a se levantar e sair do local.

O acordo de associação com a UE teve aprovação unânime pelos 355 deputados ucranianos e foi ratificado pelo Parlamento europeu.

O documento esteve no centro do início da crise política ucraniana, no ano passado, quando o então presidente Yanukovich deixou de assiná-lo para aproximar o país do governo russo.

Sobre as pessoas mortas durante as manifestações antigoverno da época, o atual presidente, Petro Poroshenko, disse que "nenhuma nação pagou um preço tão alto para se tornar europeia".

No entanto, o acordo só valerá a partir de dezembro de 2015, para facilitar o diálogo entre Ucrânia e Rússia.

Também foi aprovada uma lei que dá três anos de autonomia às regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk.

A lei permite que os insurgentes montem sua força policial e realizem eleições locais. É oferecida anistia aos rebeldes não envolvidos em crimes graves nem na queda do avião da Malaysia Airlines, em 17 de julho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página