Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

NY reforça segurança na Times Square após ameaça de milícia

Estado Islâmico incentiva 'lobos solitários' a atacar locais turísticos dos EUA, diz site

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia de Nova York reforçou a segurança na Times Square nesta quarta (17) após a milícia radical Estado Islâmico (EI) ter instado, em um fórum de discussões na internet, a realização de atentados em locais turísticos dos EUA por "lobos solitários".

A postagem, publicada há três semanas, foi revelada pelo site de notícias americano Vocativ, após ser republicada nas últimas 24 horas.

Nela, o EI indica o uso de velas, água sanitária, açúcar e fósforos para construir bombas. A convocação ressalta a urgência de agir contra os EUA.

Os chamados "lobos solitários" são pessoas que têm afinidade com as ideias de milícias islâmicas, mas não têm ligação direta com elas e agem isoladamente.

Apesar da precaução, a polícia afirma que não há nenhuma informação que aponte para qualquer plano terrorista contra Nova York.

O texto no fórum também pede ataques em pontos do Texas, em Las Vegas e em estações de metrôs de áreas metropolitanas de todo o país.

O chefe da polícia de Nova York, Bill Bratton, afirmou estar preocupado com a situação, já que essa "é a primeira vez que o EI usa esse canal de comunicação para inspirar ataques".

Funcionários da polícia da cidade disseram a jornalistas que os moradores observarão mais patrulhas nas ruas durante os próximos feriados judaicos e durante a Assembleia-Geral da ONU.

RECRUTAMENTO

A Justiça dos EUA acusou nesta terça o jovem Mufid A. Elfgeeh, 30, iemenita naturalizado americano, de recrutar militantes para as fileiras do EI na Síria e no Iraque.

Elfgeeh foi detido em maio pela compra de duas pistolas, e era investigado há meses por informantes do FBI --polícia federal dos EUA. Segundo a Justiça, ele tentou convencer dois informantes a ir à Síria para lutar pelo EI.

Em resposta às ameaças americanas, o EI publicou um vídeo com efeitos hollywoodianos, exaltando os combatentes da facção. "Flames of war: Fighting has just begun" (Chamas da Guerra: A luta só começou) é o nome dele.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página