Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

TV pública iraquiana exibe sátira para ridicularizar facção radical

DA AFP

Com o objetivo de desconstruir a imagem da facção radical Estado Islâmico (EI), a TV iraquiana estreou no sábado (27) uma série satírica protagonizada por um ator que se passa pelo líder da milícia, Abu Bakr al-Baghdadi.

Nos primeiros trechos do programa, a ideia que emergia era que o EI havia sido criado pela CIA (agência de inteligência dos EUA), Israel e as monarquias do Golfo, algo em que muitas pessoas acreditam no Iraque.

O Coringa, célebre vilão do Batman, e Drácula aparecem em uma cena, cantando uma paródia de hino jihadista.

"O ovo quebrou, um bebê-EI apareceu", diz a canção, enquanto na cena seguinte aparece um Al-Baghdadi em miniatura saindo do ovo.

Para os criadores do programa, exibido pelo canal público Iraqiya, ridicularizar Al-Baghdadi é uma forma de afastar o pavor provocado pela milícia. O título da série --algo como "State of Superstition" em inglês (O estado da superstição)-- faz um trocadilho com a palavra árabe para califado --Estado governado pelas leis islâmicas.

A divulgação das atrocidades da facção, via internet, permitiu o avanço dos combatentes, às vezes sem a necessidade de luta, ante as aterrorizadas forças de segurança iraquianas. "O objetivo é suprimir o medo que tomou conta do espírito das pessoas", conta o produtor do seriado, Thaer Jiyad.

Apesar da determinação, o perigo de uma possível vingança por fazer piada com os extremistas levou ao afastamento de atores do projeto.

Mas aqueles que finalmente embarcaram na série agora se consideram participantes na guerra contra o terror.

"Todos devemos defender este país. Nós não utilizamos armas, mas podemos ajudar a derrotar o EI com o nosso trabalho", afirma o diretor da série, Ali al-Qasem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página