Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Venezuela investiga confronto entre policiais e milícia

Presidente Maduro anunciou apuração 'completa' de tiroteio que deixou 5 mortos

SAMY ADGHIRNI DE CARACAS

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta (8) ter ordenado investigação "completa e exaustiva" do confronto entre policiais e paramilitares em Caracas que deixou cinco mortos na véspera.

Maduro chamou de "estranho" o incidente, que gera temores de escalada armada entre facções governistas.

O episódio começou na manhã de terça (7), quando a polícia científica cercou um prédio que abriga um "coletivo", como são conhecidas as organizações de civis armados a serviço do aparato securitário do governo.

O cerco deflagrou um tiroteio, que resultou na morte de cinco membros de "coletivos", entre eles José Odreman, um ex-policial influente entre paramilitares.

Três policiais chegaram a ficar reféns dentro do prédio por horas, antes de ser libertados, aparentemente ilesos.

A polícia, que apreendeu várias armas no edifício, afirmou que o cerco foi parte de uma operação para prender suspeitos de assassinatos.

O irmão de um dos mortos criticou o governo do presidente Nicolás Maduro. "Quando houve os protestos [antigoverno do primeiro semestre de 2014], eram coletivos'. Agora são chamados de delinquentes", disse à mídia.

A polícia rejeita especulações de que a operação contra o "coletivo" é parte da caça aos assassinos do deputado governista Robert Serra, esfaqueado na semana passada, junto com a namorada.

O governo diz que a morte de Serra foi ordenada pela extrema direita da vizinha Colômbia com cumplicidade da oposição venezuelana.

O tema dos coletivos é extremamente sensível. Um analista próximo do governo, geralmente acessível, se recusou a falar com a Folha sobre a questão.

Fontes ligadas à oposição enxergam possível deterioração dos laços entre governo e "coletivos", que foram criados por Hugo Chávez como entidade paralela às forças regulares. Críticos dizem que os paramilitares atuam no crime organizado e impõem sua própria lei na periferia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página