Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

SIP critica Venezuela por pressão contra mídia

Jornal está ameaçado de deixar de circular

SAMY ADGHIRNI DE CARACAS

Um dia após mais um jornal venezuelano anunciar que está ameaçado por causa da dificuldade em importar papel, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) voltou a criticar nesta quinta (9) o governo da Venezuela pela pressão contra a imprensa opositora.

"A iminência do fechamento do Tal Cual' está cercando quase por completo a imprensa crítica e independente na Venezuela", disse em comunicado Claudio Paolillo, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP.

Paolillo cobrou dos membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) que ajam diante do que chamou de "atentado gravíssimo por parte do regime autoritário chavista".

Segundo Paolillo, a Venezuela corre risco de se tornar uma "segunda Cuba" em matéria de repressão à imprensa na América Latina.

Na última quarta-feira (8), o "Tal Cual" anunciou que só possuía papel suficiente para garantir a publicação de sua versão impressa por mais 15 dias.

O jornal acusa o governo de bloquear seu acesso aos dólares necessários para adquirir bobinas de papel e outros equipamentos importados usado na impressão.

Trata-se de uma pressão já exercida pelo Estado contra outras publicações mais críticas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página