Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Republicanos fazem dois debates em 12 horas

Pré-candidatos não apresentam novidades; 2ª prévia será amanhã, em New Hampshire

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Se o eleitorado republicano ainda se mostra hesitante, não é por falta de debates -em 12 horas, da noite de sábado até a manhã de ontem, os pré-candidatos à Presidência dos EUA, na eleição de 6 de novembro, participaram de dois.

Mas nenhum dos seis pré-candidatos apresentou novidade: cortes de impostos, ameaças ao Irã e promessas de anular a lei que permite o aborto foram o coro entoado.

Na noite de sábado, os mediadores da rede de TV ABC insistiram nos temas sociais, que têm menor apelo para o eleitor de New Hampshire -Estado que sedia amanhã a segunda prévia da temporada- do que a economia.

Mas falam alto ao da Carolina do Sul, que vota dia 21, quando o ex-senador Rick Santorum e o governador do Texas, Rick Perry, disputarão o voto dos mais religiosos.

Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, ficou no centro do palco. Com 20 pontos de vantagem nas pesquisas para terça, desviou-se bem dos adversários. Especialmente no sábado, quando Ron Paul, o deputado libertário que ocupa o segundo posto, recebeu a maior parte dos ataques.

No domingo, o ex-governador voltou a ser o alvo, sobretudo de Newt Gingrich, em queda, e do ultraconservador Santorum, que empatou virtualmente com Romney em Iowa e é o que mais avança nas enquetes recentes.

Romney, por sua vez, mira o presidente Barack Obama e trata seus rivais no partido com condescendência.

A melhor performance nos dois debates veio de um azarão: o ex-governador de Utah e ex-embaixador de Obama na China, Jon Huntsman, na lanterninha nas pesquisas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.