Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Romney vence 2ª prévia, aponta projeção

Após ganhar em New Hampshire, ex-governador republicano pede ajuda para levar sua 'mensagem' aos outros 48 Estados

Ainda antes da votação, rivais de Romney já investiam na Carolina do Sul, que fará suas primárias no dia 21

VERENA FORNETTI
Enviada Especial A MANchester, New Hampshire

Projeções apontam que o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu as primárias republicanas em New Hampshire ontem.

Por volta da 1h de hoje (horário de Brasília), com 62% das urnas apuradas, Romney tinha 38% dos votos, seguido pelo deputado texano Ron Paul, defensor enfático da não ingerência do Estado na gestão da economia e em questões da esfera privada dos cidadãos, com 24%.

O ex-embaixador dos EUA na China Jon Huntsman vinha em terceiro lugar (17%).

Por volta das 23h, as redes CNN e Fox declararam Romney vencedor; logo depois, o pré-candidato fez o discurso de comemoração. É a primeira vez desde 1976 que um republicano ganha em Iowa e New Hampshire. "Nesta noite fizemos história", disse.

Apesar do tom confiante no discurso da vitória, Romney foi prudente: "Há muito tempo disse que esta eleição será uma maratona. Estamos apenas na segunda semana de 2012. Preciso de ajuda para levar nossa mensagem conservadora para os outros 48 Estados", disse ele.

A vantagem de Romney em New Hampshire fez com os que os seus rivais, mesmo antes da votação, voltassem suas energias para os próximos Estados a fazer primárias.

Mas o resultado em New Hampshire coloca os outros republicanos em situação delicada: quem acumula resultados ruins tem dificuldade para arrecadar dinheiro e continuar a campanha.

Sondagens na Carolina do Sul e na Flórida apontam a liderança de Romney. Seu favoritismo também elevou o tom das críticas. A mais recente é que ele teria posto milhares de trabalhadores na rua com a Bain Capital, firma de "private equity" (compra de participações acionárias).

FUTURO

Roger Simon, analista do site Politico, arrisca uma profecia: a corrida republicana acabou ontem, sete dias após ter começado em Iowa. Para ele, a vitória de Romney em New Hampshire significará a nomeação do partido.

O analista Peter Brown, da Universidade Quinnipiac, é bem mais cauteloso. Para ele, a chave para a nomeação é o que virá depois de New Hampshire. E nesse processo, argumenta, o ex-senador Rick Santorum é um curinga.

"Ele é especialmente conservador em assuntos como o aborto e o casamento gay."

A Carolina do Sul, que fará sua primária no dia 21, é considerada conservadora em termos religiosos e sociais, diferentemente de New Hampshire, onde o conservadorismo fiscal predomina.

FOLHA.com
Leia mais sobre prévias em New Hampshire
www.folha.com/no1032707

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.