Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA analisam vídeo que mostra militares urinando em corpos

Para Pentágono, imagens, feitas no Afeganistão, são perturbadoras

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As Forças Armadas dos Estados Unidos estão investigando um vídeo em que quatro homens com uniformes de combate dos marines (fuzileiros navais americanos) supostamente urinam sobre cadáveres de militantes do grupo radical Taleban, no Afeganistão.

As imagens, divulgadas no YouTube, mostram que um dos militares ainda faz uma piada com os corpos: "Tenha um bom dia, companheiro".

Em comunicado, o corpo de fuzileiros navais disse que ainda não pôde verificar a autenticidade do vídeo, mas ressaltou que as "ações retratadas não são consistentes" com os valores fundamentais dos marines. "Este assunto vai ser amplamente investigado", assegura o texto.

Um porta-voz do Pentágono, o capitão da Marinha John Kirby, classificou o vídeo como "altamente perturbador".

"Seja quem for, e independentemente das circunstâncias -que sabemos que estão sob investigação-, é um comportamento abominável e inaceitável para um membro das Forças Armadas", disse.

O vídeo relembra o escândalo sobre os abusos de soldados americanos contra prisioneiros na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, em 2004, e já gerou polêmica na internet.

As imagens podem ainda agravar o sentimento antiamericano no Afeganistão, depois de mais de dez anos de guerra e outros casos de abuso por militares. Soldados americanos já estão sendo julgados por matar civis afegãos desarmados na província de Kandahar em 2010.

FOLHA.com
Veja o vídeo dos marines no site da Folha
www.folha.com/no1033231

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.