Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

No Brasil, Marinha faz inspeção anual em embarcações

DO RIO

No Brasil, a fiscalização dos navios de cruzeiro é feita pela Marinha.

Segundo o Comando do 1º Distrito Naval, são feitas vistorias para verificar a documentação, o material de salvatagem, a praça de máquinas, o plano de rota de fuga, a integridade estrutural e as condições de navegabilidade, entre outros.

Todos os navios são obrigados a levar material de salvamento, como balsas e coletes, para atender 100% do pessoal a bordo.

O órgão não explicou, porém, se a inspeção é feita por amostragem ou na totalidade das embarcações.

Segundo Marcelo Neves, professor de engenharia oceânica da Coppe/UFRJ, a fiscalização é anual e ocorre em todos os navios de bandeira brasileira.

Os demais têm que apresentar documentação de seus países provando que estão em situação regular.

O professor diz que a Marinha fornece cartas náuticas com as informações necessárias à navegação, como a presença de pedras submersas. Estipula limites de velocidade para a entrada e a saída dos portos.

Segundo ele, cada empresa costuma estabelecer uma rota para seus navios, mas o comandante pode sair do traçado sem cometer nenhuma ilegalidade -basta que, para isso, não descumpra os limites da legislação.

Ele diz que, no caso do Costa Concordia, a culpa parece ter sido do comandante, mas ressalta que as falhas na retirada dos passageiros não podem ser atribuídas unicamente a ele.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.